terça-feira, 13 de agosto de 2013

        Boa tarde, Viciados na Língua!!!

        Hoje, excepcionalmente, teremos duas postagens!! \0/ \0/ \0/ \0/ \0/
    Agora falaremos sobre ditongo, conceito e classificação e, mais tarde, teremos ótimas dicas de como construir uma boa redação no ENEM!
        Deliciem-se e queiram sempre mais!!!
        Bons estudos!!

Ditongo
        Quando temos mais de uma vogal juntas em uma palavra, temos um encontro vocálico. E os encontros vocálicos são divididos em três tipos: Ditongo, Tritongo e Hiato. Hoje vamos aprender sobre  DITONGO.
        Ditongo é o encontro de uma vogal mais uma semivogal que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. O ditongo pode se classificar em: Crescente e Decrescente, Oral e Nasal.
*Ditongo Crescente: Quando a semivogal (SV) surge antes da vogal (V) na mesma sílaba, ou seja, quando o segundo som vocálico é mais forte. 
Exemplo:  - linguiça (lin-gui-ça) (u=SV, i=V)
*Ditongo Decrescente: Quando a vogal surge antes da semivogal na mesma sílaba, ou seja, quando o primeiro som vocálico é mais forte.
Exemplo:  - céu (e=V, u=SV)
*Ditongo Oral: Quando há o encontro de duas vogais orais na mesma sílaba. Os sons das vogais orais são pronunciadas exclusivamente pela boca (a, é, ê, i, ó, ô, u).
Exemplos:  - doi
*Ditongo Nasal: Quando, na mesma sílaba, há uma junção de duas vogais nasais ou de uma vogal nasal e uma oral. As vogais nasais ao serem pronunciadas deixam os sons passarem também pelo nariz. Exemplos:  - balão (ba-lão) 
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
Albert Einstein 

Nenhum comentário:

Postar um comentário