sábado, 17 de maio de 2014

Advérbio de Tempo

Bom dia Viciados na Língua! Vamos estudar mais sobre advérbio e a classificação adverbial agora é Advérbio de Tempo, bons estudos novamente e desfrutem dos seus conhecimentos!

Advérbio de Tempo

Os Advérbios de Tempo são: Hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

Locuções Adverbiais de Tempo: Às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

É possível observar alguns traços individualizaste que distinguem umas formas de outras. O par “cedo/tarde”, por exemplo, tem ligação direta com o processo verbal, como em: “Ele acorda cedo” ou “Ele dorme tarde”. Entretanto, não especifica uma posição no tempo determinada, ou seja, não focaliza um momento específico, e por isso pode conviver com, e até determinar, outra forma temporal precisa. Por exemplo:
  • O mestre chegou cedo hoje.
  • O mestre chegou hoje cedo.

Além da alteração semântica, a troca de posição implica também mudança do termo determinado: no exemplo¹, “cedo” refere-se ao verbo; considerando ainda que a faixa temporária específica está sempre no “hoje”.

Como mais uma característica particular, podemos destacar que “cedo/tarde” podem ser intensificados:

O meu galo canto hoje bem cedo / muito cedo / cedo demais / cedinho.
Em relação ao grupo “ontem/hoje/amanhã”, podemos identificar uma extensão definida de tempo (24 horas), que pode se referir ao verbo, como também ao enunciado como um todo.

Exemplo: Fiz besteira ontem na escola.

Porém, a característica mais notável desses advérbios é seu caráter dêitico. Assim, em “hoje” o tempo do enunciado coincide com o tempo de sua emissão (enunciação); “ontem” é o tempo anterior a este, e “amanhã”, o posterior. Além disso, diferenciam-se do par anterior por não serem passíveis de intensificação e por poderem desempenhar a função de sujeito.
Por exemplo:
  • Hoje e amanhã serão dias de festa.
  • Ontem foi maravilhoso.
Por isso, este grupo se aproxima muito mais da classe de pronomes que da de advérbios. O advérbio “agora” apresenta as mesmas propriedades de “hoje”, com a diferença de estreitar muito mais o espaço temporal.

 "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". 
Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário